Como vender pelo Facebook: Passo-a-passo completo!

Vender pelo Facebook é criar uma página e comunicação na rede social que engaje com seu público, utilizando das várias opções de campanhas para alcançar mais pessoas e adquirir mais leads.

Com o acesso a internet aumentando cada vez mais no Brasil as redes sociais como o Facebook tem ganhado cada vez mais destaque. Hoje muitas empresas ainda não se adaptaram a essa realidade.

Somente no Brasil o número de usuários já ultrapassa 127 milhões ativos mensais. Em números o Facebook ainda supera o próprio Whatsapp, da própria empresa.

Por isso a importância da sua empresa manter-se atualizada e criar uma estratégia na rede social que seja efetiva e aumente as suas vendas. Tempo de leitura de 7 minutos, boa leitura!

Primeiros passos para vender no Facebook

Um erro comum ao começar a utilizar o Facebook para vendas é anunciar através do seu perfil pessoal. Primeiramente um perfil pessoal não possui o mesmo potencial de alcance e é fechado a possibilidade adicionar 5.000 amigos. Com uma página profissional não há limite de pessoas que podem curtir e seguir.

um perfil pessoal também não representa uma empresa. Sendo a ferramenta de criação de páginas do Facebook própria para criar uma estrutura que possibilite inserir todas informações que precisa como endereço, site, contatos, serviços e produtos, entre outros.

Segue agora o passo-a-passo para começar a vender pelo Facebook:

  • Crie sua persona;
  • Crie sua página;
  • Faça a comunicação da sua página;
  • Faça um calendário de postagens;
  • Desenvolva uma estratégia de divulgação.

Para saber como começar a vender pela internet acesse também: Primeiros passos para vender na internet.

Crie sua Persona

Uma persona é a chave da sua estratégia de divulgação no Facebook. Por ser uma representação do seu cliente ideal ela norteará os esforços em mídia. Indicará qual design melhor se encaixa com seu público, quais interesses selecionar em campanhas, basicamente guiará cada passo desse processo.

Para cria-lá você precisará saber:

  • Quais são os interesses do seu público;
  • Como buscam pelos seus serviços na internet;
  • Dados como: Idade, sexo, região, renda familiar e outros.

Reúna a maior quantidade de informações que possuir e documente sua persona. Ela será utilizada para guiar os próximos passos da sua estratégia no Facebook.

Crie sua Página

No menu “gerenciar páginas” clique em “Criar uma página”. Escolha qual será o seu tipo de negócio.

Agência One - Criar página no Facebook

Depois escolha um nome para sua página, aproveite para acrescentar um termo relacionado ou seu serviço ou produto caso já não esteja presente no nome da sua marca.

Agora selecione a categoria da sua marca e complete as informações do endereço. caso ainda não tenha criado sua comunicação visual você pode pular e acrescentar foto de perfil e capa posteriormente.

Faça a comunicação da sua página

Criar a sua comunicação não significa apenas uma boa foto de capa e perfil. É preciso ser coeso e usar os elementos que se relacionam com seu público. Foto de capa, perfil assim como suas postagens semanais devem possuir uma comunicação uniforme, para que a sua marca ganhe autoridade e seja lembrada.

para foto de perfil recomendamos apenas a imagem da logo centralizada, para a capa você pode ou não repetir a logo, uma imagem que remeta a seus produtos ou serviços e a sua mensagem principal. Ao abrir sua página seu cliente precisa saber exatamente como você pode o ajudar.

O espaço da capa pode ainda ser usado futuramente para divulgar promoções semanais e eventos criados pela empresa ou que ela participe. Um vídeo também é uma boa opção para mostrar rapidamente mais sobre sua empresa.

Faça um calendário de postagens

O Facebook possui uma ferramenta própria para agendar postagens, utilize para organizar o seu conteúdo. Utilize a regra 80-20, faça 80% de conteúdos ricos para sua audiência e 20% para divulgar seus serviços.

Aproveite datas especiais para divulgar promoções. Para que a sua estratégia funcione você deverá documentar o seu calendário e seguir a frequência de postagem a risca. No início indicamos o máximo de postagens possíveis para uma frequência que pode manter, a frequência ajudará a fidelizar o seu público.

Utilize o Facebook Ads

utilize a plataforma do Facebook Ads para gerar leads! Na aba do perfil vá em “gerenciar anúncios” clique no nome da sua conta, e depois “criar”. Ao criar a sua campanha você precisa selecionar um objetivo:

  • Reconhecimento da marca: Alcança pessoas com maior probabilidade de se interessarem por sua marca;
  • Alcance: Exibe anúncios para o maior número de pessoas;
  • Tráfego: Envia pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook, como um site, aplicativo ou conversa do Messenger;
  • Envolvimento: Faz com que pessoas vejam sua publicação ou Página e se envolverem com ela. O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas, participações no evento e obtenções da oferta;
  • Instalações do aplicativo: Direcione pessoas para a loja de aplicativos na qual elas podem baixar seu aplicativo;
  • Visualização do vídeo: Faz com que mais pessoas vejam o conteúdo dos seus vídeos;
  • Geração de cadastros: Coleta informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios;
  • Mensagens: Faz com que mais pessoas tenham conversas com sua empresa no Messenger ou WhatsApp para concluir compras, responder perguntas ou oferecer suporte;
  • Conversões: Gera ações valiosas no seu site, aplicativo ou Menssenger;
  • Vendas do catálogo: Cria anúncios que mostram automaticamente itens do seu catálogo com base no seu público alvo;
  • Visitas ao estabelecimento: Promove vários pontos comerciais para pessoas que estão nas imediações.

Ativando a sua campanha

Para cada uma das campanhas dados específicos são solicitados. O mais comum e o que deverá selecionar em todas será o objetivo da sua campanha, público (idade e gênero), interesses e orçamento.

Ao selecionar os interesses pense em quais outras páginas seu público deve acompanhar, por exemplo se você presta serviços para empreendedores que estão iniciando o seu negócios, seria interessante selecionar SEBRAE como interesse do público.

A própria ferramenta lhe mostrará qual alcance médio pode atingir de acordo com os interesses selecionados. No orçamento você deve selecionar o orçamento diário e data de início e fim da campanha, você obterá o valor total gasto no período.

Anúncios

Você pode realizar anúncios de diferentes formatos, Carrossel, imagem única ou coleção. Você deve selecionar o melhor formato para o seu objetivo. O Carrossel é interessante para divulgar vários produtos, para E-commerces por exemplo, ou para prestadores de serviços para demonstrar vários benefícios ao mesmo tempo.

Imagem única é utilizada para impactar diretamente seus clientes com um anúncio e utilize a coleção para melhor interação com o cliente.

O importante ao criar os anúncios é realizar um teste A/B. Testes A/B criam e vinculam dois ou mais anúncios ao mesmo tempo para saber qual deles performa melhor.

Analisando os resultados

No gerenciador de anúncios vá na aba “campanhas“. Você verá um relatório resumido de seus resultados:

  • Resultados: O número de vezes que seu anúncio atingiu um resultado com base nas configurações selecionadas;
  • Alcance: O número de pessoas que viram seus anúncios pelo menos uma vez;
  • Impressões: O número de vezes que seus anúncios foram exibidos na tela;
  • Custo por resultado: O custo médio por resultado dos seus anúncios;
  • Valor gasto: O valor total estimado que você gastou na sua campanha, conjunto de anúncios ou anúncio durante seu agendamento.

Com as dicas acima sua equipe terá condições de iniciar uma campanha do zero e obter resultados reais no Facebook!

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, deixe seu comentário abaixo! Será muito importante para nós.

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Agência One. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Ser Diferente é um Dom!

Sobre o autor

Deixar um comentário