5 Passos Simples para Criar um Site de Sucesso em 2019

Criar um site é fazer uma página na internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia.

Neste post vamos explicar como criar um site que traga um ótimo retorno sobre o investimento em vendas em 2019. Se você já possui um site aprenda como otimizar ainda mais o site que você já possui.

Como fazer um site

Criar um site relevante e que traga retornos é fundamental para você empresário alavancar o seu negócio. Entenda o que o seu site precisa ter para trazer ótimos resultados para sua empresa em vendas!

Se você buscou por esse tema no Google e agora está lendo este texto, possivelmente já entende a importância de ter um site relevante. E quando dizemos relevante, estamos falando de um site que faça com que sua empresa seja encontrada nas buscas do Google.

Primeiro de tudo temos a certeza que por mais que você já tenha investido muito no seu site ainda há algum ponto onde possa melhorar, por isso continue lendo esse material e entenda em 5 passos simples como criar um site de sucesso em 2019.

Provavelmente a resposta que você procura para alavancar de vez o seu site está em algum desses 5 passos. Este Blog post reúne conceitos de estratégias simples para você aplicar no seu negócio.

Vamos explicar como criar um site que traga um ótimo retorno sobre o investimento em vendas em 2019 e como otimizar ainda mais o site que você já possui.

Tempo Médio de leitura deste Post: 7 minutos. Boa leitura!

Por que fazer um site?

Na era digital sua empresa precisa possuir presença na internet, mas é preciso ter um site de qualidade. Você precisa ter clareza do quanto pode investir para criar um site. Hoje existem muitas opções pagas e gratuitas.

Qual seria a melhor opção para o seu projeto ou empresa? Os melhores dos mundos seria possuir um investimento mais robusto para criar um site customizado. Porém caso não possua este investimento verifique opções mais acessíveis que possam atender o seu objetivo.

Benefícios de criar um site:

  • Ganhar presença digital;
  • Criar um canal de captação de leads;
  • Agendar visitas para a sua consultoria;
  • Mostrar as informações do seu negócio;
  • Vender pela internet;
  • Posicionar o seu site através de anúncios;
  • Aumentar a receita do seu negócio.

Criar um site passo a passo

Para criar um site você precisa:

  • Escolher um nome de domínio;
  • Escolher um serviço de hospedagem;
  • Optar por uma ferramenta simples de criação ou;
  • Contratar um serviço de criação de site.

Domínio é o nome que sua empresa utilizará para que seu site seja reconhecido e lembrado na internet. Hospedagem é o serviço que é contratado para “alugar” um espaço na internet para o seu site. O serviço de hospedagem é onde estarão localizados todos os arquivos do seu site.

Você pode utilizar o buscados do Registro.br para verificar se o nome que pretende utilizar já está sendo utilizado ou não.

Clique no campo de pesquisa em pesquise e registre o domínio desejado e o buscador informará se o domínio buscado está disponível ou não.

Qual plataforma utilizar para criar meu site?

A primeira coisa a se pensar para começar a criar um site é qual estrutura utilizar. Você pode entender esse primeiro tópico como uma pré-dica, aqui recomendaremos que você crie o seu site em WordPress.

O WordPress é uma plataforma CMS Content Management System ou Sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado na web. São exemplos de empresas famosas que utilizam sites em WordPress a Sony Playstation, BBC America, Coca Cola France e a Forbes.

O WordPress é bem versátil pois possui uma grande quantidade de Temas e Plugins para aplicação em sites. Temas são como Layouts que podem ser utilizados para criação do seu site.

Os-pré requisitos para criar um site de sucesso

Ao contratar os serviços de uma Agência de Marketing Digital para criação de um site em WordPress questione qual tema será utilizado para o seu projeto e quais as funções ele oferece. Também existe a opção de criar um tema do zero para o seu site. Geralmente o investimento é maior, porém com maior possibilidade de customização.

Plugins são aplicações que adicionam novas funcionalidades no seu site. existem plugins para diversas funções como formulário de conversão e outros que citaremos ao decorrer deste conteúdo.

Também vamos trazer uma média dos valores de cada serviço apresentado para você se planejar e saber quando será o momento ideal para investir em cada serviço de acordo com a sua verba destinada a Marketing Digital.

Criando um site institucional em WordPress você também pode optar por fazer a manutenção básica do seu site, como troca de imagens, banners e alterações simples de texto. Mesmo que neste caso você precisará de uma pessoa da equipe que não seja você para fazer as alterações pode valer bastante a pena.

Você pode alterar informações simples rapidamente com pouco conhecimento do funcionamento da plataforma sem precisar se aprofundar em conceitos de programação. O que não seria possível em um site completo em código HTML.

Benefícios de um site em WordPress:

Podemos resumir como os benefícios de um site WordPress:

  • Redução de custos com a manutenção do próprio site;
  • Capacidade de fazer alterações mais rapidamente;
  • Custo de criação geralmente menor do que a média;
  • Melhor customização do Layout do seu Site.
Agência One - Como criar um site de vendas
Criar um site voltado para vendas é essencial para o sucesso do seu negócio.

Benefícios para um E-Commerce

Se o seu projeto de Site for um E-Commerce (Loja Virtual) você ainda pode ter mais benefícios em optar por criar um site em WordPress. Você com certeza optaria por uma plataforma que lhe ajuda-se a otimizar o processo de cadastros e facilidade em arrumar a descrição de produtos.

No WordPress é bem simples você editar o cadastro dos seu produtos. Opte por essa facilidade por que sabemos que você não terá tanto tempo para fazer cadastros e precisará de otimização neste processo.

Quanto em média Custa para criar um Site?

Hoje em dia a média para se criar um Site institucional em WordPress pode variam muito entre R$ 1.200,00 e R$ 3.000,00. A diferença no Investimento dependerá da estrutura inicial que sua empresa precisará.

Uma dica importante que podemos dar caso você precise economizar na parte de criação é pedir um orçamento para um Site em formato Single page ou de página Corrida, também é um modelo funcional e que por trabalhar todo o conteúdo na página inicial você pode economizar na criação.

Se o seu projeto for muito simples você pode procurar ainda por uma ferramenta ou plataforma de criação de Sites gratuita para otimizar o processo. Você com certeza pode achar uma ferramenta que lhe atenda bem, mas no caso de um projeto que exija customização recomendamos que procure uma agência de Marketing Digital.

Existe uma ferramenta simples para criação de páginas para o seu site, conheça a Leadlovers.

Nos próximo tópicos você verá dicas incríveis que podem ser facilmente aplicadas no seu site. Principalmente se for um site em WordPress. Porém, são dicas universais para qualquer tipo de site em qualquer plataforma.

Veja um resumo das perguntas que serão respondidas neste post:

  • Como e porque usar um bom Layout para o meu site institucional?
  • Como Implementar Marketing de Conteúdo para minha empresa?
  • Por que investir em Design Exclusivo para Comunicação da minha empresa?
  • O que é Performance para sites e como posso otimizar o meu site?
  • O que são técnicas de SEO e por que são tão importantes?
  • Como criar um site de Vendas e ser relevante no Google?

Temos a certeza que com todas as dicas que virão a seguir a médio prazo você ao menos conseguirá dobrar ou triplicar o número de visitas do seu site!

Dica 1: Use um bom Layout 

Essa não podia deixar de ser a nossa primeira dica, pois o Layout é a estrutura do seu site que você apresentará aos seus potenciais clientes. E talvez você precise de uma indicação de um tema simples para criar o seu site em WordPress.

Não queremos que você adquira conhecimentos técnico na leitura deste post até porque este não é o objetivo. Mas, é imprescindível você conhecer o layout e as funcionalidades do seu futuro site.

Você também poderia optar por criar um site customizado e desenhado do zero, mas a diferença é que sairia muito mais caro. Portanto indicaremos as melhores opções afim de valorizar cada investimento de Marketing Digital que você fará.

Neste ponto recomendamos o “menos é mais”, não adianta utilizar um Tema cheio de funções se ele não se adequar a sua proposta, opte por um tema simples de usar principalmente se este for o seu primeiro site.

São características de um bom Layout (Tema):

  • É um Layout simples, porém visualmente moderno;
  • Possui um Menu de fácil acesso em versão desktop ou Mobile;
  • É equilibrado em opções de inserção de textos, imagens e vídeos;
  • Tem uma versão Mobile fácil de utilizar com botões facilmente clicáveis;
  • Possui opção de inserção de galerias personalizadas para destacar conteúdos visuais;
  • Possui um layout adequado de Blog ao negócio da sua empresa.

Opções de Temas

Um tema de qualidade atenderá a todas as características acima mencionadas. imagine cada um desses temas com as imagens e comunicação do seu negócio, talvez algum deles possa se adequar a sua empresa. Vejam algumas dicas de temas gratuitos que nós da Agência One recomendamos:

Agência One - Sparkling-theme-preview

  • Sparking: O Sparking é um tema bem clean, organizado e da destaque aos seus post recentemente publicados e ao compartilhamento em Redes Sociais. Já na versão gratuita você possui uma ótima opção de galeria principalmente se trabalha com serviços mais visuais, clique aqui para conhecer este tema.

Agência One - onepress_preview

  • OnePress: O OnePress apesar de gratuito é um tema bem profissional e uma das melhores opções no quesito navegabilidade, excelente para ser utilizado por empresas prestadoras de serviços, este com certeza é um tema que passará muita confiança aos visitantes, clique aqui e confira este tema.

Agência One - Awaken-preview

  • Awaken: O Awaken é um tema bem efetivo para organizar as seções do seu site, com um destaque inicial nos Perfis sociais e possui um destaque em Posts do seu Blog e banners. O tema também é equilibrado em conteúdos como vídeos e textos, clique aqui para conhecer o tema.

Em cada link você poderá pré-visualizar como o seu site vai ficar.

Você também pode optar em comprar um tema mais versátil para sua empresa. O investimento vale a pena quando se compara o número de funções e a qualidade do design encontrado em temas pagos do WordPress.

Não há um melhor layout para o seu negócio. Peça para que a Agência de marketing Digital que criará o seu site lhe indique um layout que atenda a estrutura pensada para o seu formato de site.

Lembre-se que quanto mais atrativo o layout for mais segurança transmitirá ao cliente para que tome a decisão de entrar em contato.

Agência One Digital - Passo 2 Utilize Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é Essencial para o Sucesso do seu Site!

Está começando a trabalhar com vendas na internet? Leia também: Primeiros passos para vender na internet.

Dica 2: Trabalhe o Conteúdo

Já se foi o tempo onde os sites eram apenas criados com uma página de Empresa para contar a história do seu negócio e páginas apresentando os seus serviços.

Hoje em dia este conteúdo é o mínimo que um navegador espera encontrar no seu site, pois o que vai mante-lo e faze-lo retornar é se você possui uma estratégia de Marketing de Conteúdo ou não.

O que é Marketing de Conteúdo?

De acordo Vitor Peçanha Co-fundador da Rock Content “Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Na prática sua empresa deve se propor a resolver as “dores” dos seus potenciais clientes através dos seus conteúdos, e nada melhor do que um site ou seu Blog para iniciar a produção de conteúdos ricos para sua audiência e colocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo para funcionar retendo mais oportunidades de negócio pelo seus canais de captação.

Pense no seu Público-Alvo

Se o seu público é um público que busca por mais informações eu devo trabalhar mais Conteúdos. Se o meu público alvo é um público que possui maior pressa ao entrar em sites para pesquisar fornecedores, então eu devo simplificar a mensagem da minha Página inicial.

Se a sua empresa trabalha com serviços e outros produtos mais “visuais” então prepare o seu site para mostrar mais imagens ao seus público. Essas primeiras dicas podem parecer simples, mas a muitos sites que temos analisado em todo esse tempo que não cumprem o seu objetivo mestre.

O objetivo mestre prioritário para qualquer empresário dono de um site institucional deveria ser atrair mais Leads e oportunidades de negócio, Resultando em mais Vendas.

Lembre-se que o Conteúdo deve ser de Qualidade! Não adianta apenas criar conteúdo para preencher espaço no seu Blog. Seu conteúdo tem que ser interessante de verdade para a sua audiência.

São formatos de conteúdos mais usados:

  • Blog Post;
  • Áudio Posts;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Vídeocasts;
  • Ebooks;
  • Audiobooks;
  • Whitepapers;
  • Gráficos;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Relatórios;
  • Fotos e slides.

Entre outros formatos como: Entrevistas, guias, reviews etc. Consequentemente você pode trabalhar o melhor formato para o seu tipo de negócio.

Faça seu site ser mais atrativo em conteúdo, tenha um Blog que realmente trata de assuntos relevantes para o seu público e trabalhe essa estratégia mês a mês até engajar o seu público.

Investimento inicial para uma Curadoria de Marketing de Conteúdo – R$ 600,00 a R$ 800,00 Mês: 4 post de blog + 1 E-book a cada 45 dias.

Para entender melhor como funciona o processo de venda do seu site leia também: Por que o meu site não vende?

Dica 3: Utilize um Design Exclusivo

Vamos agora comentar da importância de mais um aspecto visual do seu site, já falamos da importância de ter um bom layout, agora vamos focar no Design.

Se a sua empresa não possui uma comunicação única deveria ter, pois é através do seu site onde muitos dos seus clientes terão o primeiro contato com o seu negócio. Aproveite para passar uma boa impressão e a memória de uma marca forte para os seus visitantes.

Um bom design é ao mesmo tempo:

  • Único e exclusivo;
  • Limpo e moderno;
  • Marcante a primeira Vista;
  • Profissional nos detalhes.

Design como investimento

Muitos empresários não vêem que em uma era onde há muita demanda dos mesmos serviços ter um Design chamativo e que cative a sua audiência acaba por se tornar um grande diferencial, imagine você entrar em um site cinza e branco com nenhum botão destacado, banners com textos e sem imagens.

Da mesma forma não seria a mesma coisa de entrar em um site personalizado, com botões chamativos e banners de encher os olhos.

Por isso devemos entender o Design não só como algo a se fazer, mas uma forma de investimento, porque um bom design aumenta a credibilidade do seu site principalmente para os primeiros visitantes.

Dica 4: Pense na performance do seu site

Para criar um site de sucesso é imprescindível investir em performance do seu site. Podemos entender como performance dois pontos principais, velocidade do site e otimização.

No início deste post sugerimos que você utilize a estrutura que o WordPress oferece para desenvolver o seu site pois a grande parte dos temas oferecem uma versão Mobile bem otimizada.

Você também pode pensar em otimizar as imagens para reduzir o “peso” do seu site, muitas imagens do seu site podem ser corrigidas antes de serem levadas ao site reduzindo seu tamanho assim melhorando o tempo de resposta do site.

Performance

Outra dica importante ao solicitar a criação de um site por uma Agência de Marketing Digital é verificar se na proposta está incluso o trabalho de performance do seu site.

Os pontos que trabalham a performance do seu site são:

  • Limpeza de caches salvos na memória;
  • Otimização de imagens do seu site;
  • Melhora na velocidade do seu site.

Assim, para resumir um plugin de cache cria uma versão estática do seu site. Na próxima visita ao seu site esta mesma versão é apresentada. Assim seu site carrega mais rápido para os seus visitantes, implicando em vários benefícios.

Existem muitos Plugins que o seu desenvolvedor pode instalar no seu site afim de deletar os caches da sua memória, melhorando a performance do seu site.

Para verificar o tempo de carregamento do seu site e pontos a melhorar indicamos a ferramenta do Google Pagespeed Insights. Nesta ferramenta além de medir o tempo de resposta do seu site você terá Insights valiosos sobre pontos de melhoria do seu site.

Dica 5: Contrate uma consultoria de SEO

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) são técnicas para otimização de Sites e Blogs na busca do Google. O SEO trabalha especificamente a busca orgânica no Google.

Estar bem rankeado organicamente significa que as pessoas encontram o seu site na primeira página do Google ao pesquisarem por termos do seu mercado.

Quando você trabalha o SEO do seu site com o tempo você começa a adquirir mais tráfego de visitas. Como resultado, consequentemente, gastará menos com anúncios para se posicionar bem.

Lembrando que o Google reserva os três primeiros lugares da primeira página para os anúncios do Adwords. A partir da quarta posição o Google elenca os domínios com mais autoridade e melhor página de destino levando em conta inúmeros fatores que se agregam.

Há três tipos mais comuns de buscas no Google:

  • Busca navegacional: Quando o usuário já sabe qual site quer ir;
  • Busca informacional: Quando o usuário busca por um termo aberto. Exemplo: Agência de marketing Digital;
  • Busca transacional: Quando o usuário digita termos como – Compra ou contratar, seguido de um produto ou serviço.

Mas para não depender de anúncios para Rankear, o que faz então uma consultoria de SEO?

O que se faz numa Consultoria de SEO?

Os pontos a serem analisados em uma Consultoria de SEO são:

  • Quantidade de Links;
  • Quantidade de domínios linkando;
  • Texto âncora dos links que você tem;
  • Fluxo de confiança;
  • Fluxo de citações;
  • Autoridade do domínio;
  • Autoridade da página;
  • Tipos de links que você tem. Seja links de texto, imagens ou outras formas.

Inclusive, uma boa consultoria de SEO trabalhará as palavras-chaves que as pessoas buscam ao procurar pelos seus produtos ou serviços na Web.

Assim torna-se mais fácil a médio prazo ser encontrado devido aos ajustes das técnicas de SEO. Afinal, quem não quer ter mais visitas no seu site e pagar menos por isso?

Dica Bônus: Plugins de interação Social

Ter um site com botões de compartilhamento Social é essencial. Há também Plugins que criam atalhos para suas redes Sociais no rodapé do seu site.

Imprescindível para você manter o seu público conectado em sua Marca no maior número de canais possíveis. Portanto, ao criar um site disponibilize botões de fácil acesso a Fanpage da sua empresa ou página comercial no Instagram.

Mantenha os botões de links direto as Redes Sociais bem visíveis para engajar em mais canais.

Agora que você aprendeu a criar um site de sucesso certamente colocará todas essas dicas em prática. Você deve aplicar todas as dicas o mais rápido possível.

Quanto antes trabalha-las mais breve verá o retorno no seu site. Além disso o seu site estará com certeza pronto para receber muitas visitas em 2019!

Quer aprender a dar os primeiros passos e criar o seu próprio site? Conheça o E-book Marketing Digital para iniciantes.

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, não deixe de deixar seu comentário abaixo!

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Agência One. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Ser Diferente é um Dom!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Digite seu melhor E-mail e junte-se a mais de 1.500 pessoas que aprenderam a multiplicar as Vendas do seu negócio com a Agência One Digital.

Sobre o autor

Deixar um comentário