Primeiros passos para Vender na Internet

Vender na internet alavanca os resultados da sua empresa. Seu negócio deve seguir algumas premissas que chamaremos de bases para começar a vender na internet. Neste post mostraremos quais são os primeiros passos para o seu negócio começar a realizar as primeiras vendas onlines.

Esse post será imprescindível tanto para quem está iniciando e nunca trabalhou na internet, tanto pra quem já possui um site ou loja virtual, mas não consegue realizar suas primeiras vendas.

As bases que você aprenderá neste post lhe trará resultados sólidos, pois leva em consideração os canais principais e mais eficientes de divulgação que a internet proporciona.

O que vender na internet?

Primeiramente gostaríamos de falar do seu produto/serviço e mercado de atuação. Neste post do Blog Conta Azul estão relacionados quais negócios que seguem como tendência em 2019:

  • Alimentação alternativa;
  • Biojoias;
  • Brechós;
  • Consertos e reformas;
  • Cosméticos;
  • Coworking;
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • Drones;
  • Infoprodutos;
  • Leitura biométrica;
  • Microcervejarias;
  • Impressões 3D;
  • Pets;
  • Produtos orgânicos;
  • Realidade virtual.

Importante destacar que qualquer um desses modelos de negócios são facilmente escaláveis pela internet, seja com um site institucional ou loja virtual. Também é importante que você tenha clareza e foco sobre qual mercado atuar, pois as dicas a seguir exigiram tempo de dedicação para conseguir os primeiros resultados.

Você provavelmente já se identifica com algum dos mercado citados. Escolha qual mercado você tem mais afinidade mesmo que não esteja listado acima, de preferência um que você já tenha atuado e mão à obra!

Tempo Médio de leitura deste Post: 7 minutos. Boa leitura!

Agência One -Vender na Internet
Para começar a vender na internet é preciso criar bases sólidas para o seu negócio!

 

Base número 1: Conheça a fundo o seu público-alvo

Conhecer a fundo o seu público alvo vai muito além de saber o que e como eles compram. É preciso desenvolver uma Persona do seu público para ter êxito em vendas pela internet.

Personas são representações fictícias do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Esses dados devem ser extraídos através de pesquisas de mercado ou da sua base de clientes, se já houver. Uma excelente ferramenta que você pode utilizar para criar pesquisas de mercado gratuitas e interativas é a Typeform.

Nela você conseguirá criar pesquisas rápidas, gerar os dados obtidos e exporta-lós. Importante é conseguir criar uma pesquisa simples de responder com perguntas de fácil respostas, de preferencia para respostas de múltipla escolha, a taxa de pesquisas efetivadas será mais alta.

Quais dados vou precisar coletar para criar a minha Persona?

Os dados que você vai precisar para criar a sua pernona pode variar dependendo do seu mercado de atuação, mas no geral será:

  • Motivações;
  • Metas, objetivos e desejos;
  • Maiores “dores” e frustrações;
  • Estilo de consumo;
  • Pensamentos inconscientes;
  • Outros serviços que consomem.

Recomendamos que você crie uma pesquisa de no máximo 10 perguntas. Procure extrair essas informações através de perguntas quem tragam respostas essenciais para você conhecer o seu público, e no final faça um convite para ele conhecer o site da sua empresa.

Base número 2: Invista na produção de conteúdos ricos

Bom, você já elaborou sua pesquisa, enviou para grupos que consomem seu produto/serviço e montou sua Persona com os dados coletados. É hora de criar a sua audiência. Para criar a sua audiência é preciso investir na criação de conteúdo. Investir em criação de conteúdo é essencial para vendas pela internet.

Através da Persona você conhecerá quais são as “dores” do seu público. Dores são os problemas enfrentados pelo seu perfil de cliente ideal no seu dia-a-dia. E essas dores não se resumem apenas aos problemas enfrentados no trabalho, leve em conta também os problemas pessoais para criar conteúdos que realmente engaje com seu público.

Um exemplo de conteúdo que se conecta com seu público é: Você possui uma empresa que vende joias, seu perfil de público são mulheres que gostam de investir em adornos para se destacarem e criarem novos visuais e tendências.

Você pode criar conteúdos que ensinem a combinar diversos tipos de joias e visuais, explicar quais brincos ou pulseiras são melhores para se utilizar em determinados ocasiões ou eventos, quais cores combinar de acordo com o estilo da mulher ou apresentar modelos de joias que muitas vezes ainda são desconhecidos para o seu público.

O importante é ir do mais abrangente até o mais específico. Você irá notar aos poucos que poderá tratar de muitos assuntos e que mais e mais idéias para conteúdos vão surgir.

Dica para escolher palavras-chaves do post

Utilize o Planejador de palavras-chaves do Google Adwords para saber quais palavras utilizar como foco seu conteúdo. verifique se elas possuem tráfego o suficiente antes de criar um conteúdo e utiliza-la como foco central do texto.

Aproveite também para falar sobre produtos que se relacionam com o seu quando for conveniente. Procure saber qual a maior frequência que você conseguirá para criar os conteúdos, recomendamos três post semanais para iniciar. Com o tempo aumente a frequência dos posts para aumentar a sua audiência e explore outras formas de criação como vídeos. Explore o potencial de criação de conteúdo para o seu mercado!

Base número 3: Divulgue o conteúdo

Tão importante quanto saber como produzir seu conteúdo é saber como divulga-ló. E você pode utilizar vários canais de divulgação para o seu conteúdo.

Recomendamos que você comece com um site institucional. Seu site institucional não precisa ser caro, pode ser um projeto simples, desde que passe a sua mensagem de forma objetiva e clara ao seus visitantes, o importante é focar no Blog para começar a receber tráfego das pesquisas do Google.

Mais informações para criar um site de sucesso? Leia também:5 Passos simples para criar um site de sucesso!

Utilize as redes sociais que mais fazem sentido para o seu tipo de negócio e crie um calendário de publicação que a sua empresa consiga cumprir. mantenha a regra 20 – 80. Publique 20% de conteúdo voltado a venda, como compartilhar a própria página que descreva o seu produto ou serviço e 80% de conteúdos que solucionem dores do dia-a dia-do seu potencial cliente.

Reserve um valor mensal para investir em mídia paga no Facebook Ads e Instagram Ads. utilize parte do orçamento para aumentar o alcance da marca (conseguir mais curtidas qualificadas na página) e parte para patrocinar as publicações dos posts.

Não se esqueça de mensurar o aumento de visitas no seu site utilizando ferramentas como o Google Analytics.

Quer saber como ir de 0 a 100 visitas no seu blog ao mês? Leia também: De 0 a 100 visitas no blog (na prática)!

Conclusão

Vamos revisar o que aprendemos?

As bases para começar a vender pela internet são:

  • Conheça profundamente o seu público;
  • Invista em criação de conteúdo;
  • Divulgue o seu conteúdo.

Quanto antes trabalha-las essas bases mais breve começará efetivamente vender pela internet!

Conheça o Gerenciagram, ferramenta de automação para o Instagram, cresça seu perfil e o transforme em uma máquina de vendas.

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, não deixe de deixar seu comentário abaixo!

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Agência One. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Ser Diferente é um Dom!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Digite seu melhor E-mail e junte-se a mais de 1.500 pessoas que aprenderam a multiplicar as Vendas do seu negócio com a Agência One Digital.

Sobre o autor

Deixar um comentário