De 0 a 100 visitas no blog (Por mês) na prática!

Sabemos da importância de um blog na sua estratégia de marketing digital, mas poucas empresas sabem como realmente engajar o seu blog na prática. Neste post vamos revelar as técnicas necessárias para fazer o seu blog ir de 0 a 100 visitas ao mês. Vamos nessa!

Planejamento para aumentar as visitas no blog

Sabemos qual a sensação de ter um site com blog, escrever conteúdos e não obtermos retornos. O objetivo principal do post de hoje é levar você que acabou de montar o seu blog as primeiras 100 visitas ao mês. Entenda quais são os pilares que te levaram até esse objetivo:

  • Planejamento de conteúdo;
  • Criação do conteúdo;
  • Melhorias de SEO;
  • Divulgação do conteúdo;
  • Análise dos resultados.

Planejamento para mais visitas no blog

Um bom planejamento inicial deve conter pelo menos, quais tipos de conteúdos são interessantes publicar no meu blog e qual a periodicidade das postagens.

Conteúdos relevantes para o seu público devem ter 2 objetivos: falar diretamente ou indiretamente de um dos seus serviços/produtos, solucionar um problema da sua audiência.

Veja no caso deste post. Este post tem como objetivo solucionar a dor dos nossos visitantes que não conseguem atingir 100 visitas ao mês no seu blog e está relacionado a um dos nossos serviços, criação de sites e blogs.

Entenda como essa mesma estratégia pode funcionar para o seu público. Tenha como prioridade solucionar um problema, em segundo lugar falar do serviço.

Para a periodicidade de postagens recomendamos que chegue próximo de 3 posts por semana. Você deve focar no maior número de postagens com maior qualidade possível. caso consiga 4 post mas não tão bons, faça apenas 3 bons, mas é importante sempre seguir a mesma regularidade de postagens.

Criação do conteúdo

O conteúdo do seu blog não necessita seguir um padrão de quantidade de palavras. Um bom conteúdo é objetivo quando precisar ou completo quando necessário. Um passo a passo basico para se seguir é:

  • Trabalhe os títulos: Os títulos ou headlines é que vão chamar a atenção do sua audiência para lerem o seu conteúdo. Gaste o tempo que for necessário aqui para criar headlines chamativas e persuasivas. Utilize uma promessa de valor, como no título deste post, o título “garante” que com as técnicas aqui aplicadas seu blog chegará as 100 visitas mês. Utilize também headlines do tipo “Como fazer” ou “5 Dicas”, que por si só indicam que o conteúdo será objetivo e de valor;
  • Crie bons conteúdos: Ao criar o seu conteúdo procure usar exemplos práticos que podem ser da vivencia até da sua própria empresa. Ao criar um conteúdo mais técnico ou teórico procure linkar os sites de onde você encontrou os dados de pesquisas por exemplo;
  • Estruture bem seus conteúdos: Estruture seus conteúdos de forma coesa. Pense em quais subtítulos utilizar de maneira a falar primeiro os temas que precisamos entender para compreender o restante do post. Neste caso, falamos primeiro do planejamento e após entendermos o planejamento vamos a criação, não faria sentido o inverso. Distribua bem a quantidade de linhas por parágrafo e use recursos como pontos e listas para deixar o seu conteúdo mais atrativo, procure não usar parágrafos muito longos e não somente blocos de texto.
  • Use imagens: Imagens são um bom recurso. Além de serem uma pausa interessante para a leitura, pode trazer também uma reflexão para o leitor complementar com o entendimento do texto.

Melhorias de SEO

Fazer o SEO dos conteúdos do seu blog é essencial. Para cada post pense em qual ou quais palavras chaves trabalhar para rankear bem seu conteúdo no Google.

Utilize a palavra chave que quer rankear na hadline do texto. Para saber o volume de pesquisa da palavra use o Planejador de palavras-chaves do Google ads.

Com a ferramenta você poderá encontrar novas palavras-chaves relacionadas a palavra-chave principal, qual a média de pesquisa mensal e a competitividade da palavra.

Outra dica importante de SEO para o seu blog é editar as metas descrições de capa post. São os resumos que aparece logo após o link do seu post no Google, você deve aproveitar e também utilizar a palavra-chave na meta descrição.

Utilize equilibradamente em cada um dos parágrafos as outras palavras chaves que se relacionam com a principal. Também faça inserções nos conteúdos indicando outros conteúdos relacionados a ele dentro e fora do seu blog. Essa linkagem interna e externa ajudará a potencializar o tráfego do seu blog!

Divulgação do conteúdo do seu Blog

É hora de intercalar o seu blog com outros canais para aumentar o tráfego. Se você aplicou corretamente a técnica do planejamento então já programou o seu conteúdo para ser postado nas principais redes sociais.

Utilize a página do Facebook da sua empresa para divulgar os seus conteúdos, compartilhe o link para obter as métricas de engajamento. Para o Instagram você poderá montar uma imagem igual a capa do post do seu blog e inserir o título para chamar atenção para o seu conteúdo.

Apenas tenha cuidado com a proporção, no Facebook e Instagram você perderá engajamento se a quantidade de texto for maior do que 20% da imagem.

Outra dica importante para divulgar o seu conteúdo é falar do seu blog as pessoas certas. Você pode utilizar grupos do Facebook ou Whatsapp para encaminhar os seus posts, assim além de obter mais tráfego, ao agradar o seu público você espalhará seu conteúdo de forma mais natural.

Somente tome cuidado para direcionar aos grupos corretos, procure grupos de empreendedorismo que tenham a ver com o seu nicho de negócio e possam se interessar nele, cuidado para não transformar seu conteúdo em spam.

Análise dos resultados

Por último não se esqueça de analisar os resultados. Integre a ferramenta do Google Analytics ao seu site para acompanhar o aumento de visitas no seu blog.

Com o Google Analytics você conseguirá diferenciar se as visitas são de novos visitantes ou não, o tempo médio de cada visitante no seu site e a origem do tráfego.

Na opção “Como você atrai usuários?” clique em origem/mídia para saber quais canais está trazendo maior tráfego ao seu blog. Você também pode usar o menu “Quais páginas seus usuários visitam?” para saber quais são as páginas mais visitadas.

Estipule uma meta para aumento de tráfego no seu blog, podemos dizer que aplicando todas as técnicas descritas você atingirá 100 visitas ao mês em menos de 3 meses de blog no ar!

Conclusão

Neste post aprendemos como ir de 0 a 100 visitas por mês no seu blog. As etapas desse processo são:

  • Planejamento de conteúdo;
  • Criação do conteúdo;
  • Melhorias de SEO;
  • Divulgação do conteúdo;
  • Análise dos resultados.

Utilize cada uma delas e intensifique a produção de conteúdo de qualidade sempre que possível!

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, deixe seu comentário abaixo! Será muito importante para nós.

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Agência One. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Ser Diferente é um Dom!

Sobre o autor

Deixar um comentário